Energia Elétrica, O Que é? Qual Sua Importância?

Energia Elétrica, O Que é? Qual Sua Importância?

Energia Elétrica, O Que é? Qual Sua Importância?

A Energia Elétrica é uma das formas de energia que a humanidade mais utiliza na atualidade, graças a sua facilidade de transporte, baixo índice de perda energética durante conversões.

Obtém-se a energia através de diferentes processos, o principal no Brasil são as hidrelétricas, mas também existem as usinas termoelétricas, usinas eólicas, usinas termonucleares, biomassa, painéis fotovoltaicos, entre outros.

A energia elétrica é baseada na produção de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos. Estas diferenças possibilitam o estabelecimento de uma corrente elétrica entre estes dois pontos.

É importantíssimo uma rede de transmissão e distribuição eficiente para que a energia elétrica chegue ao consumidor final.

A Importância da Energia Elétrica

Importância da Energia Elétrica

A energia elétrica é de fundamental importância para o desenvolvimento das sociedades atuais. Ela pode ser convertida para gerar luz, força para movimentar motores e fazer funcionar diversos produtos elétricos e eletrônicos que possuímos em casa ou empresa (computador, geladeira, micro-ondas, chuveiro, etc.).

Como é Gerada a Energia Elétrica

Energia Elétrica

A energia produzida através das águas, sol e vento é considerada uma forma de energia limpa, pois apresenta baixos índices de poluentes em todas as fases de produção, distribuição e consumo. Além disso, é uma fonte renovável, pois nunca irá se esgotar como acontecerá um dia com o petróleo.

Para chegar aos consumidores finais (empresas, residências, escolas, etc.), a energia percorre a seguinte caminho: Usina Geradora (hidrelétrica, eólica ou outras), gerador, subestação elevadora, linhas de transmissão, subestação abaixadora, transformador, postes de iluminação, distribuição e consumidor final

ANEEL – Agência Reguladora de Energia

Aneel 414

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é a agência reguladora de energia que fiscaliza e regula a geração, comercialização e transmissão da energia elétrica no Brasil.

A Distribuidoras, tais como CPFL, Electro, entre outras são responsáveis por montar e manter as estruturas até que a energia chegue no consumidor final, que podemos denominar como ônus das Distribuidoras e o bônus são as faturas pagas pelos usuários.

Nós da Método / Adapt Brasil – Campinas sabemos como devem operar as Distribuidoras de Energia Elétrica que prestam Serviços no Brasil e também como se articulam os agentes responsáveis, órgãos reguladores e fiscalizadores, nos processos de Direito Geral do Consumidor (Empresarial).

Quer reduzir custos na área de energia elétrica na sua empresa? Então conheça o grupo Método Soluções Empresariais.

O GRUPO MÉTODO /ADAPT BRASIL – CAMPINAS lhe confere as melhores condições para assessorar e dar suporte aos interesses de seus clientes, proporcionando redução de custos na área de energia nas indústria, comércio, prestadores de serviços e empresas em geral, com segurança, comprometimento, rapidez, ética e idoneidade.

 

Seu Comentário

Deixe um Comentário Agora

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *