Laudo de instalções elétricas

LAUDO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

O LAUDO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (LIE) é um parecer do profissional perito ou auditor competente com a conclusão da perícia, onde são informadas, de forma sucinta e clara, as análises conclusivas referentes às instalações ou construções executadas ou existentes, das prestadoras de serviços técnicos, se atendem ou não às normas e legislações vigentes.

O Laudo não inclui o diagrama Unifilar das instalações elétricas, o qual é cabível ao RELATÓRIO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (RIE).

Levantamento e Responsabilidade – Engenheiro Eletricista + Segurança do trabalho.

Relatório de Instalações Elétricas:

O RELATÓRIO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (RIE) é a exposição, mais ou menos minuciosa do que se viu, ouviu e observou. O RIE deve conter as condições gerais e informações sobre os diversos tipos de análises de perícias ou auditorias realizadas em uma determinada área, instalação, estrutura, construção, máquina, procedimento, equipamento, etc., constando na sua descrição os resultados das medições, avaliações que relatam condições das instalações, comportamento de máquinas, equipamentos, pessoas e outros, além de recomendações para correções e adequações técnicas, com a finalidade de que as instalações possam permanecer corretamente instaladas e funcionando sem que ocorram riscos desnecessários para a empresa e, principalmente as pessoas, e que ainda, possam servir para um seguro enquadramento dos sistemas e instalações segundo o que determinam as normas técnicas nacionais vigentes e a Lei.

Levantamento e Responsabilidade – Engenheiro Eletricista + Segurança do Trabalho.

Prontuário de Instalações Elétricas:

O LIE, juntamente com o RIE e outros documentos, compõe o PRONTUÁRIO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICA (PIE), o qual é um documento exigido na NR10, subitem 10.2.4, para empresas com carga instalada acima de 75kW. O PIE é um manual com as indicações úteis, onde estão contidas as informações, em pastas distintas, sobre o gerenciamento desta ação e sua gestão, os sistemas e instalações elétricas, suas plantas da empresa com a disposição de suas diversas instalações, os diagramas gerais, memórias de cálculos estabelecidos para as instalações elétricas, relatórios de vistorias técnicas e análises de campo, laudos, contratos e contratações, planilhas de planejamentos, investimentos, os planos para as atividades em manutenção e instalações, fotos, projetos de implantações ou alterações programadas e suas especificações, orientações de manutenções e segurança, dados sobre Análises Preliminares de Riscos, PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário, PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, PPRA – Plano de Prevenção de Riscos Ambientais, etc.

Levantamento e Responsabilidade – Engenheiro Eletricista + Segurança do Trabalho.

Certificado das Instalações Elétricas:

O CERTIFICADO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS é, para este caso, o documento que certifica ou atesta a veracidade das instalações elétricas da empresa, informa que as instalações atendem a NR10 e os procedimentos técnicos de segurança estabelecidos pelo Ministério do trabalho e Emprego e, a outras normas da ABNT e de Gestão vigentes, aplicáveis ao uso de energia elétrica, sua segurança e concepção em projeto. A certificação é expressão clara da conformidade das instalações elétricas da empresa, documento este, elaborado por um perito recomendado pela empresa. Entende-se também, que as certificações são obrigatórias, e servirão para outros itens como: equipamentos, ferramentais, EPI’s, EPC’s e atividades de riscos específicos.

Levantamento e Responsabilidade – Engenheiro Eletricista + Segurança do Trabalho.

Solicite uma Análise Gratuita

Entre em contato conosco através desse formulário de e-mail ou pelo nosso telefone e obtenha uma pré-análise da sua fatura de energia, com um levantamento médio de quanto sua empresa pode reduzir de custos pagos em energia elétrica e também uma possível restituição do valor que a empresa pago a mais pera as concessionárias de energia.