Laudos SPDA

LAUDO DE SPDA – Sistema de Proteção contra Descarga Atmosférica – Para Raios

O Laudo SPDA é o relatório das inspeções e medições do sistema de aterramento elétrico e do sistema de para-raios, segundo a norma NBR 5419.

São realizadas inspeções dos subsistemas do SPDA, verificando as conexões, a integridade física dos componentes, a conformidade

com o projeto, a conformidade com a norma, o estado das malhas, dos capacitores, descidas, etc.

São realizadas também medições de resistência de terra em diversos pontos e medições de continuidade das malhas e cabos de equipotencialização.

O objetivo deste Laudo é fornecer informações referentes as atuais condições de instalação do SPDA, para efeito de atendimento as prescrições da NBR 5419/2005 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Considerações importantes quanto ao funcionamento de um SPDA.

A descarga elétrica atmosférica (raio) é um fenômeno da natureza absolutamente imprevisível, tanto em relação às suas características elétricas (intensidade de corrente, tempo de duração), com relação aos efeitos destruidores, decorrentes de sua incidência sobre as edificações.

Os Laudos são obrigatórios?

Sim. A nova redação da NR10 item 10.2.4.g estabelece que o PIE – Prontuário das Instalações Elétricas deve conter o Relatório Técnico das Inspeções que nada mais é do que o Laudo Técnico das Instalações Elétricas. A mesma norma, no item 10.2.4.b estabelece que o PIE deve conter o Laudo de inspeção do SPDA.

Importante destacar que ambos os laudos, juntamente com o Diagnóstico NR10, irão se constituir na base para a estruturação do Prontuário Elétrico, e consequentemente de todo o sistema de segurança elétrica da empresa.

Quem pode elaborar o Laudo?

Os laudos devem ser elaborados por Engenheiros Eletricistas, pois somente este tem a habilitação legal (item 10.2.7 da NR10), e com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Para isenção de opinião e segurança dos trabalhadores os Laudos devem ser executados por profissionais independentes.

O proprietário/diretor do estabelecimento da edificação, um sindico (em caso de condomínio), é o responsável legal por prejuízos causados pela omissão em realizar a manutenção preventiva. A Lei 4.519/64 determina a responsabilidade civil e criminal nos casos de problemas ocorridos no estabelecimento em decorrência da omissão ou não realização das manutenções.

Solicite uma Análise Gratuita

Entre em contato conosco através desse formulário de e-mail ou pelo nosso telefone e obtenha uma pré-análise da sua fatura de energia, com um levantamento médio de quanto sua empresa pode reduzir de custos pagos em energia elétrica e também uma possível restituição do valor que a empresa pago a mais pera as concessionárias de energia.